r.izze.nhas

Resenhas e aleatoriedades literárias.

Menu Close

Leitura da Semana: Explicação dos Pássaros

Nada como quebrar o ritmo de leituras fáceis e curtas com um livro denso. Porque entre A Mão Esquerda da Escuridão e o atual livro li dois outros muito rápidos e bons: Veja se Responde essa Pergunta, de Alexandre Rodrigues e Raiva nos Raios de Sol, de Fernando Mantelli, ambos da Não Editora. Duas reuniões de contos com humor negro e muita violência.

Agora o eleito é Explicação dos Pássaros, do autor português António Lobo Antunes. O livro de 1981 teve nova edição esse ano através de uma parceria entre as editoras AlfaguaraObjetiva. Nele, acompanhamos os últimos dias de Rui S., professor universitário que vive em crise com sua família. Através de Rui conhecemos todo o seu passado, presente e também o futuro, que se confundem entre as vírgulas e pontos da história. Prestes a pedir divórcio de sua segunda mulher, o protagonista revive os momentos mais marcantes de sua vida e fantasia sobre seu futuro.

Falei no começo que o livro é denso, e é mesmo.O estilo de António Lobo é complicado de entender, pois ele constrói parágrafos imensos com frases longas que mudam o foco da narração a todo instante. Em três linhas é possível acompanhar três momentos diferentes da vida da personagem, ou entrar na mente de diversas outras.  Além disso, o fator cultural também torna a leitura mais pesada, pois sou pouco acostumada à gramática e termos de Portugal. Contudo, pega-se o rítmo. Explicação dos Pássaros está se mostrando um ótimo desafio.