Resenhas

Anacrônicas: Pequenos Contos Mágicos, de Ana Cristina Rodrigues

Joana D’Arc, o coelho branco de Alice no País das Maravilhas, guerras nucleares. Assuntos assim só podem estar reunidos em uma compilação de contos. E eles estão em Anacrônicas: Pequenos Contos Mágicos, de Ana Cristina Rodrigues. Em textos curtos e deliciosos, a autora nos transporta para diversos mundos onde o fantástico toma conta. Passado, futuro e clássica ficção são base para montar suas histórias mágicas.

Destaco três contos que me chamaram a atenção por serem às vezes divertidos, às vezes sarcásticos. Em “É Tarde!?”, nos deparamos com o constante atraso do coelho branco, que corre apressado pelo mundo maravilhoso em que habita com um gato sorridente e um chapeleiro maluco. É engraçado compartilhar de sua “conspiração” para levar uma linda garotinha de cabelos claros para esse mundo.

A Casa do Escudo Azul” se passa no futuro, em uma Terra devastada por guerras nucleares onde um grupo luta para preservar sua cultura, arquitetura e ensinamentos. O narrador/personagem nos situa nesse novo ambiente, relatando tudo o que conseguiu ser salvo. Esse conto tem um final divertido por citar como raras coisas que atualmente não tem tanto valor quanto os clássicos da antiguidade.

Por fim, falo de “Os Olhos de Joana”, que de início parece ser uma história marcada pela dor. Mas a intenção de Ana em seus contos é surpreender, e a ironia da autora se mostra nesse texto onde frases mal interpretadas causam a alegria da protagonista e a ruína daquele que a entregou à morte. Afinal, a justiça, mesmo que tardia, é bem vinda.

Anacrônicas tem muito mais. Feitiçaria, romance, destino, e até a vida de uma traça em meio aos livros fazem parte das histórias fantásticas de Ana. Leitura curta e boa para tirar os pés da realidade e fugir para outros lugares que podem ser parecidos com o que conhecemos, talvez até piores, mas que mesmo assim confortam.

Send to Kindle
Standard

2 thoughts on “Anacrônicas: Pequenos Contos Mágicos, de Ana Cristina Rodrigues

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Why ask?