r.izze.nhas

Resenhas e aleatoriedades literárias.

Menu Close

Veja se Você Responde essa Pergunta, de Alexandre Rodrigues

Livros de contos sempre são recomendados para aqueles que gostam de uma leitura rápida e descompromissada. Nunca me interessei muito pelo gênero, mas depois de enveredar por alguns contos de terror e humor acabei me encantando. Principalmente depois de ler aqueles produzidos pelo Clube da Leitura da Baratos da Ribeiro. Agora tenho outro queridinho na lista de contos. Trata-se de Veja se Responda essa Pergunta, de Alexandre Rodrigues, publicado pela Não Editora.

Com histórias sarcásticas carregadas de humor, os contos de Alexandre provocam gargalhadas e risos nervosos. Narradas de forma simples, mas ao mesmo tempo diferentes, as situações geralmente são inusitadas. São como relatos de vontades que geralmente habitam nosso interior, mas que nunca são postas para fora. Essa simplicidade incentiva o leitor a não largar o livro um momento sequer. Contudo, não é só isso que garante uma boa história. É necessário que haja muito trabalho em cima de uma grande ideia.

Os primeiros contos lembram o estilo de Luiz Fernando Veríssimo, mas percebe-se a diferença entre os autores no decorrer do livro. Alexandre tem um humor negro, elabora finais trágicos que de tão curiosos se tornam cômicos. “Pessoas que Seguem Pessoas” é um dos vários contos com essa característica, formando um laço que une diversas personagens em um final inesperado. Uma daquelas histórias onde se ri das situações proporcionadas pelo acaso.

O autor também trata de amor de uma forma pouco convencional nos três contos intitulados “Love”. Suas personagens, em momentos de desespero, se voltam para antigos relacionamentos, mas não de uma maneira romântica. Os cafajestes parecem ser uma preferência do autor quando se trata de relacionamentos.

“Reticências” é o texto mais curto, extremamente simples, porém o mais genial. Mostra como três pontinhos reunidos podem dizer tanto em tão pouco. O conto que dá nome ao livro também está na lista dos favoritos. Com grande carga irônica, termina deixando uma pergunta no ar, um teste à percepção do leitor.

Veja se Responde essa Pergunta é altamente recomendável para aqueles que adoram um humor mais inteligente. Um ótimo livro para iniciar no mundo dos contos aqueles que consideram apenas os romances como verdadeira literatura. E também excelente para animar nos momentos depressivos por mostrar que você não é o único a ter ideias absurdas. Um livro para apreciar boas histórias em poucas palavras.