r.izze.nhas

Resenhas e aleatoriedades literárias.

Menu Close

Os Arquivos do Semideus, de Rick Riordan

Algumas séries rendem mais do que os livros que as compõe. Crepúsculo, que ainda não teve todas as edições publicadas, veio com o extra A Breve Segunda Vida de Bree Tanner. Harry Potter, além dos 7 livros da saga, apareceu com Animais Mágicos e Onde Habitam, Contos de Beedle, o Bardo e Quadribol Através do Séculos. Isso falando apenas do que seus próprios autores fizeram, porque há muitos outros títulos de gente pegando carona no sucesso dessas séries. Com o lançamento do último livro de Percy Jackson & os Olimpianos, de Rick Riordan, também veio o seu bônus: Os Arquivos do Semideus.

A editora Intrínseca trouxe para os fãs da série histórias adicionais do heroi semideus em uma edição bem elaborada e de capa dura, incluindo ilustrações das principais personagens. O pequeno livro se encaixa naquele gênero que não quer misturar realidade na fantasia, mas o contrário. Sua intenção é transformar seu leitor em personagem importante. O livro se propõe a ser um arquivo de documentos sigilosos aberto apenas a semideuses, uma espécie de guia para os que estão entrando nesse mundo mitológico, e aqueles que tem acesso à ele devem fazer parte dessa “realidade”.

Três contos com mais aventuras de Percy Jackson preenchem as páginas do livro, narrando histórias que, de alguma forma, tiveram que permanecer no esquecimento, longe das conversas. Além desses contos, Rick Riordan também apresenta entrevistas com personagens, um mapa do Acampamento Meio-Sangue e até jogos destinados aos fãs da série. Para quem acompanha incansavelmente os passos de Percy, Os Arquivos do Semideus vale a compra.

Os contos extras que Riordan apresenta seguem a mesma linha de seus livros. Narrativa cheia de ação, rápida, que engloba um curto período de tempo e é focada em apenas uma aventura. Eles se passam em momentos diferentes, entre as diversas aventuras da série. Apenas quem leu todos os livros conseguirá situar os contos em algum tempo, pois eles não trazem referências diretas ao ciclo original da história, além de alguns elementos que surgiram no decorrer da vida de Percy.

Já aqueles que não ficaram tão encantados com Percy Jackson & Os Olimpianos vão considerar o livro meio bobo. Além desses três contos, o resto do material de Os Arquivos do Semideus não tem muita serventia além de encher páginas. Podem ser divertidos a uma primeira olhada, mas descartáveis quando se pensa a série em um todo. Apesar desse conteúdo pouco relevante, Os Arquivos do Semideus marcou o final da saga Percy Jackson, trazendo curtas histórias que mantém viva a mitologia grega naqueles que adoraram acompanhar a vida de um semideus.