Ex Libris: sua assinatura em seus livros

Há um tempinho, lá no fórum Meia Palavra a Mi Muller (sorry, não acho a trema no teclado do note =B) abriu um tópico sobre Ex Libris. E eu, na minha curiosidade, entrei pra ver do que se tratava, porque  não fazia ideia do que era isso. Se alguém por acaso não sabe o que é também, aqui vai uma explicação arrancada do blog Bibliophile, da Mi:

Ex libris é uma expressão latina que significa literalmente dos livros empregada para determinar a propriedade de um livro. Portanto, ex libris é um complemento circunstancial de origem (ex + caso ablativo) que indica que tal livro é “propriedade de” ou “da biblioteca de”.

Então, um Ex Libris é isso: uma marca que diz que tal exemplar é seu. O pessoal lá do Meia ficou animado com o negócio, e todos começaram a elaborar o seu. Tenho um certo problema com criatividade, logo não consegui pensar em nada. Sabia que queria gatos e livros na minha ilustração. Só que eu não conseguia vizualizar essas duas coisas juntas. Eis então que aparece o senhor Breno C., que se prontificou a fazer a arte dos Ex Libris lá do Meia Palavra. Pedinte como sou, pedi pra ele fazer o meu. Falei o que queria e, voilá, ele conseguiu juntar tudo e, numa velocidade incrível, fez um Ex Libris para mim. Olha só (que fofura):  

Agora só falta fazer adesivos ou um carimbo e marcar todos os meus livros com ele!

Fica o agradecimento ao Breno por ter feito o meu e também à Mi, por ter divulgado os Ex Libris. Recomendo darem uma olhada nesse post do Bibliophile, que explica bem o que é e ainda tem umas imagens que inspiram a fazer um.