Como é a biblioteca dos seus sonhos?

Quem gosta de livros automaticamente gosta de bibliotecas. E assim, é capaz de passar horas e horas dentro de uma. As estantes cheias de livros são um colírio para seus olhos, e ter tempo para usufruir do clima silencioso de uma biblioteca é o que o leitor mais quer (principalmente quando está de saco cheio do trabalho). Todos tem sua biblioteca ideal, uma imagem desse lugar que existe só na sua cabeça. Todos já pensaram em como seria a sua própria biblioteca, se tivesse uma. Que tal compartilhar essa ideia?

Vi através do twitter do jornalista Carlos André Moreira, que faz o blog Mundo Livro da Zero Hora, que a escritora Laurie R. King está fazendo um concurso relacionado a bibliotecas. Para comemorar a Semana Nacional da Biblioteca nos EUA, ela propôs em seu site que os leitores imaginem sua própria biblioteca e enviem a ideia. O dono da biblioteca que a autora mais gostar vai ganhar alguns agradinhos, incluindo um de seus livros.

Uma iniciativa bem legal, não? Enquanto lia o post de Laurie sobre o concurso, já ia imaginando como seria a minha biblioteca. Primeiramente, as estantes seriam grandes móveis de madeira entalhada, daqueles que a gente não consegue mover um centímetro sozinhos. Elas iriam até o teto, e estariam completamente lotadas. Imagino muitos tapetes no chão, e poltronas confortáveis com abajures ao lado, pra sentar e ler tranquilamente. Deu pra perceber que eu gosto desse estilo antigo, né. Mas eu incluiria aí computadores em vários pontos da biblioteca, para fazer pesquisas sobre os livros e outras coisinhas mais.

Quem quiser participar do concurso, é só enviar a ideia para Laurie King através do e-mail bees@laurierking.com, ou então pelo correio. A sua biblioteca pode ser descrita do jeito que você quiser: palavras ou desenhos (pra quem não fala inglês, taí a solução). O endereço e detalhes sobre o concurso estão aqui.

Então, como é a sua biblioteca?