Leitura da Semana: Portal Fundação

Troquei os vampiros e a Mona Lisa pela ficção científica essa semana. Mas, para (não) variar, são contos. O livro agora é Portal Fundação. Ou melhor, uma revista. Ele faz parte do Projeto Portal, que reúne ficcionistas nacionais e se destina a um público restrito: bons leitores. Os exemplares publicados semestralmente são distribuidos gratuitamente. Portal Fundação é o quarto volume de seis, e o nome homenageia o autor Isaac Asimov.

Dezessete contos compõem essa edição, que trás histórias interessantes sobre novas tecnologias e lugares. Fiquei sabendo do livro pelo Brontops, um dos autores dos contos, e que enviou o exemplar para mim. Ele também tem textos publicados n’O Livro Negro dos Vampiros, devidamente lido e resenhado, e Alterego, que está na minha fila de leituras.

Do que li até agora, percebi que boa parte dos contos se concentram no futuro, ambientados em novos planetas apresentando a relação entre nós, humanos, com outros tipos de vida. É uma abordagem comum na ficção científica, mas eficiente. É assim que os autores mostram sua criatividade na elaboração de um novo cenário, caracterizações, e até novos modelos de sociedade. Esse estilo é uma maneira de criticar o comportamento humano sem ser chato ou forçado.

Livro aprovado até agora, bem escrito e bom de ler. Veremos mais na resenha “oficial”.