Leitura da Semana: O Retorno

Depois de deuses gregos, vikings e músicos reclusos, parto para a animação da salsa e os mistérios do flamenco. O Retorno, livro de Victoria Hislop, da editora Intrínseca, mistura dança e amor na Espanha, em uma narrativa que volta aos tempos da Guerra Civil do país. Sonia é uma mulher se vê infeliz no seu casamento, que se agrava conforme ela se envolve com a dança. Em uma viagem à Espanha com sua melhor amiga para ter algumas aulas, conhece Miguel, um senhor que sempre viveu em Granada e guarda lembranças tristes dos tempos da guerra. Sonia descobre que tem muito mais relação  com o país do que pensava.

O Retorno é um livro que, nas primeiras 100 páginas, não me disse muita coisa. Mas me interessei muito mais agora por ele, depois que algumas informações são reveladas, fazendo uma ligação tênue, mas significativa, da vida de Sonia com a cidade espanhola. Antes eu não conseguia ver relação entre a dança, a cidade e a vida dela na Inglaterra, o que deixava a graça do livro escondida.

Posso dizer que estou gostando dele. Ainda não cheguei na metade, e como ele mostrou logo no começo da leitura, muita coisa pode mudar até o final, e eu espero que isso realmente aconteça. O livro mantém escondido seu próprio propósito, então eu leio sem saber ao certo porque estou fazendo isso, ou o que eu vou encontrar nele. Outra coisa que estou gostando é que ele não é tão “açucarado” quanto pensei que fosse.

Aguardem a resenha aqui e no Ambrosia!