Leitura da Semana: O Livro do Cemitério

Folga de vampiros? Bem queria eu. São vários os livros que estou lendo essa semana, outros até terminados no fim da semana passada, mas não comentados aqui. Mas o principal é O Livro do Cemitério, de Neil Gaiman, que eu estava há um bom tempo querendo ler. E claro, os tais vampiros que nunca me largam, com uma leitura inesperada de Lua Nova, de Stephenie Meyer, pra acabar de vez com meu lapso de acompanhamento da saga Crepúsculo. Vamos lá, então.

O Livro do Cemitério é uma fantasia infanto-juvenil maravilhosa publicada pela editora Rocco. É sobre Ninguém Owens, ou simplesmente Nin, que quando bebê fugiu para um cemitério perto de onde morava e onde seus pais e irmão mais velho foram mortos. Lá ele é adotado pelos fantasmas que habitam o lugar, ganhando a Liberdade do Cemitério, que permite que ele ande por todo o lugar e até tenha certos “poderes” fantasmas. Cenário bem inusitado para um livro infantil, não? Pois essa é a marca de Neil Gaiman, criar histórias incríveis com elementos estranhos.

Estou gostando muito desse livro. É uma leitura leve e divertida, e Nin é um garoto simplesmente genial. O livro também tem ilustrações lindas que abrem ou fecham os capítulos que contam as aventuras do menino dentro do cemitério enquanto aprende novas coisas sobre a vida e a morte.

Agora, os vampiros. Uma colega do trabalho me emprestou Lua Nova e li logo para entender de vez tudo o que acontece na série. O que não fez diferença pois, como esperado, é tudo igual ao resto. Nem tem o que dizer. E outro assunto ligado a série é o recém-lançado Eclipse: Guia oficial ilustrado do filme, da editora Intrínseca. O guia é mais uma revista que um livro, repleto de imagens do filme com depoimentos e entrevistas com a equipe envolvida na produção do longa. Para quem se interessa por cinema (independente da qualidade do filme) ou gosta da série, é um material bem interessante para entender como a adaptação foi feita. Mas para esse guia ainda faço um post especial, claro, falando de cada coisinha.

Então é isso. Logo termino O Livro do Cemitério, o que significa que é capaz de eu postar mais um Leitura da Semana durante os próximos dias.

E falando em próximos dias, sexta-feira tem surpresa aqui no r.izze.nhas, porque julho é um mês muito especial. Aguardem!