Leitura da Semana: O Baile das Lobas, volume 2: A Vingança de Isabel

Semana passada nem fiz o Leitura da Semana porque nem valeria à pena. Quando vi, já tava terminando A Questão dos Livros, e em poucas sentadas li Ponto Final, um livro da Dublinense. Mas estava com saudade de uma história mais longa sobre alguma época antiga, e como segundo volume de O Baile das Lobas, escrito pela francesa Mireille Calmel e publicado aqui pela Nova Fronteira, estava aguardando na fila, acabei passando ele pra frente. É bom “escolher” o que ler às vezes. Então vou passar a semana toda, provavelmente, lendo só ele – se bem que meu ritmo está bem adiantado, até.

A Vingança de Isabel continua a história da família de mulheres lobas da França no século XVII. Depois de 15 anos do nascimento da filha de Loralina e neta de Isabel, essas mulheres continuam querendo se vingar do que Francisco de Chazeron fez a elas. Além dos velhos personagens do primeiro volume – o administrador Hugo de La Faye, Albéria, Philipus – , novos personagens se juntam ao plano de Isabel para destruir aquele que matou seu marido e quase a matou. A história se passa basicamente em Paris, mas os cenários de Auvergne que ilustraram o primeiro volume continuam sendo peça chave para os mistérios do livro.

Pois é, um dramalhão bem meloso como toda “mulherzinha” gosta. Digo isso porque O Baile das Lobas é uma história realmente feminina, que trabalha seus medos, anseios e amores, colocando-as como símbolo de força e perseverança dessa sociedade. Confesso que fiquei um pouco confusa no início do livro, pois o que estava sendo narrado não coincidia muito com o final do primeiro. Mas era uma questão de memória: resgatar as características de cada personagem que fez parte do primeiro volume para complementar o que Mireille estava narrando, já que ela não é de repetir o que se passou antes.

Enfim, é isso. Estou com cansaço antecipado pelos trabalhos finais do semestre, e a aproximação das férias é uma visão do paraíso. Adianto que provavelmente o blog entrará de férias por umas duas semanas, mas eu aviso isso aqui e espero fazer algumas coisas no blog antes. Boa semana pra todos!