Leitura da Semana: Só Garotos

Olha eu aqui outra vez! Voltando das férias com muita animação e disposição pro trabalho (#not). Mas pro r.izze.nhas sim, e não dá para deixar de começar os trabalhos com a Leitura da Semana! Consegui terminar Hitler, de Ian Kershaw, no dia 31, em cima do prazo, e logo que voltei para casa comecei Só Garotos, biografia de Patti Smith que ganhou o Prêmio Nacional do Livro nos EUA e chegou no Brasil no final do ano pela Companhia das Letras. Mas antes de falar um pouco da leitura, Feliz Ano Novo!

Só Garotos não é apenas uma biografia da artista Patti Smith, mas toda a sua trajetória até a fama e seu romance com o fotógrafo Robert Mapplethorpe. No livro, Patti narra o período passado nos anos 1960 em Nova York, para onde “fugiu” aos 20 anos de idade para se tornar artista, seu grande sonho. E lá conhece seu companheiro de “cama e batalha”, o jovem fotógrafo charmoso com quem topou na cidade meio sem querer e com quem iniciou uma grande amizade e companheirismo apaixonante. O livro é uma promessa de Patti à Mapplethorpe antes de sua morte, de escrever a história dos dois.

Fiquei afoita para ler o livro porque, além do prêmio recebido, ele está sendo muito bem recomendado – olha só a resenha feita pela Liv no Meia Palavra. E o que deu para perceber nas páginas já lidas (comecei ele ontem), Só Garotos parece ser um livro simples, mas com uma sensibilidade tamanha que emociona logo nos primeiros parágrafos. Veremos o que vem a seguir.

Prometo que na quinta-feira publico a resenha de Hitler – que até agora, na versão rascunho, tem três páginas – para abrir o ano em grande estilo.

Boas leituras para todos essa semana e durante todo 2011! Muita vontade pra ler e conhecer coisas novas também!