Os meus livros favoritos de todos os tempos (eu acho)

Livros favoritos

A pergunta que sempre me fazem, seja aqui no blog, na newsletter, no Curious Cat, whatever, é qual é o meu livro favorito. Já fiz várias listas e pensei em várias obras que poderiam entrar ou sair delas, pois realmente não é fácil escolher. Faço uma lista mesmo pela impossibilidade de escolher O Favorito: há muitas histórias que amo, e cada uma tem aquele elemento particular que a torna diferente da outra, e não sou capaz de eleger só um.

Porque muitas vezes a escolha do livro se dá muito pelo clima da ocasião: se estou mais melancólica, certamente vou escolher um livro mais triste e colocá-lo entre os preferidos. A própria lembrança da história vai se alterando com o tempo, e aquele livro que não despertou muita coisa em mim depois que terminei de ler pode se tornar um favorito em alguns meses ou anos. Enfim, é tudo bem subjetivo. 

Mas mesmo assim pensei em uma lista, e aqui está ela. O critério? Livros que sempre quero ler de novo e de novo. Ela pode mudar com o tempo, obviamente, e é bom que mude. De qualquer forma, esses livros têm lugar especial na minha estante. 🙂 

Speak Visually. Create an infographic with Visme


Aqui têm os links para quem ficou com vontade de ler também: 

Belas Maldições, de Neil Gaiman e Terry Pratchett
Os enamoramentos, de Javier Marías
– História da sua vida e outros contos, de Ted Chiang
– Lincoln no limbo, de George Saunders
– Manual da faxineira, de Lucia Berlin
– A história secreta, de Donna Tartt
– Graça infinita, de David Foster Wallace
– A mão esquerda da escuridão, de Ursula K. Le Guin
– Tipos de perturbação, de Lydia Davis

Outras listas para quem gosta de listas: 

9 livros de contos para ler agora
10 livros bons demais – por mulheres